Década de 1930, nascem os óculos "olho de gato".
Altina Schinasi, (1907 - 1999), foi um paradoxo. Simultaneamente sedutora e reservada, sua educação protegida contrasta com a ousada sexualidade de sua arte.
Altina explicou em um documentário, os óculos Eye-Cat nasceram depois que observou no consultório de um oftalmologista e notou o quão chatos todos os óculos eram na época.
"Eu pensei, bem, algo melhor pode ser feito do que apenas esses óculos horríveis que parecem com o tempo de Benjamin Franklin", disse Altina. "Então pensei, o que seria bom em um rosto e pensei em uma máscara, uma máscara de Arlequim." E assim nasceram “óculos de arlequim”, com a própria forma inspirada nas máscaras que viu em Veneza, na Itália.

Sua arte caprichosa também esteve ancorada em questões sociais: Recebendo uma indicação ao Oscar e conquistando o Leão de Ouro, como cineasta no Festival de Veneza com o filme sobre George Grosz sobre o holocausto Uma mulher americana antes de seu tempo, livre de restrições acadêmicas e confiante em seu intelecto apurado, ela criou fragmentos de sua vida em esculturas que definiram seu mundo surreal e original.