Pompeia, foi uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 d.C, que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. Ela se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748. 

Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.

Um fato interessante, o anfiteatro de Pompeia foi construído em 70 a.C, sua função era basicamente a exibição dos jogos gladiatoriais, foi projetado de modo que coubesse toda a população da cidade e existem fragmentos de uma possível cobertura contra chuva para todos os espectadores, aproximadamente 15 mil pessoas, uma população expressiva para o período e uma construção ambiciosa.

Pompeia é classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.